Meio de ensino para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas das crianças no sexto ano de vida
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A educação é o processo que visa formar o ser humano de forma integral; isto significa desenvolver ao máximo as potencialidades motoras, cognitivas, pessoais e sociais dos indivíduos, a fim de poder exercer plenamente todas as faculdades em todas as áreas da vida. O objectivo era desenvolver capacidades motoras básicas nas crianças no sexto ano de vida ou em idade pré-escolar, criando um ambiente de ensino, baseado numa experiência com crianças no sexto ano de vida que frequentam Círculos Infantis na Ilha da Juventude, bem como a formação de hábitos, capacidades motoras básicas e o seu tratamento no processo pedagógico da Educação Física. Foram utilizados métodos de investigação a nível teórico: análise documental, histórica e lógica, análise e síntese e hipotética dedução. A partir do nível empírico: inquérito aos educadores, observação, entrevista aos educadores e o método estatístico. A amostra foi composta por 50 crianças no sexto ano de vida dos Círculos Infantis "Alegres Mineritos" (a localidade de La Demajagua), "Edad de Oro" e "Mambisito" (Nueva Gerona). A contribuição é dada no desenvolvimento de um meio de ensino que permite um controlo mais objectivo que contribua para o desenvolvimento das capacidades motoras básicas (caminhar, correr, saltar e lançar); apoiar as outras habilidades motoras que dão realização ao desenvolvimento físico, psicológico e intelectual da criança; fornece uma escala de valores que pode ser utilizada de uma forma simples e económica pelos educadores. O meio Multipro para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas nas crianças no sexto ano de vida demonstrou que não só contribui para a melhoria do desenvolvimento das habilidades motoras básicas, mas também para o desenvolvimento da criatividade através da solução de situações reais.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Abete, V. (2015). La educación emocional en infantil, a través de la psicomotricidad innovadora. Trabajo Fin de Grado en maestro de Educación Infantil. Navarra: Universidad Pública de Navarra, Facultad de Ciencias Humanas y Sociales. Recuperado de: http://academica-e.unavarra.es/bitstream/handle/2454/18347/TFG%20-20Virginia%20Abete%20Ortiz.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Astin, A. W. (2012). Assessment for excellence: The philosophy and practice of assessment and evaluation in higher education. Rowman & Littlefield Publishers.
Gallahue, D.; Ozmun, J. (2002): Understanding motor development. Madison (WI). Brown and Benchmark.
Gil, P., Contreras, O., Gómez V, S., & Gómez B, I. (2008). Justificación de la educación física en la educación infantil. Educación y Educadores, 159-177.
Gómez, A.; López, M.F. y Sánchez-Alcaraz, B.J. (2015). Diseño, validación y aplicación de una hoja de observación para la evaluación de la psicomotricidad Acuática (HOEPA) en edad infantil. Sportis Scientific Technical Journal, 1 (3), pp. 270-292. Recuperado de https:/revistas.ucd.es/index.php/SPORTIS/article/view/1418/pdf_14 . Acceso el 30 de mayo de 2017.
González Rodríguez, Catalina. (1998). Compendio de temas de Educación Física preescolar. La Habana: Pueblo y Educación.
Gutiérrez, L.; Fontenla, E.; Cons, M.; Rodríguez, J.E. y Pazos, J.M. (2017). Mejora de la autoestima e inteligencia emocional a través de la psicomotricidad y de talleres de habilidades sociales. Sportis Scientific Technical Journal, 3 (1), pp.187-205. DOI: https://dx.doi.org/10.17979/sportis.2017.3.1.1813
Hernández-Martínez, A. y González-Martí, I. (2013). Estrategias metodológicas de la Educación Física en Educación Infantil. En Gil, P. (Coord.), Desarrollo curricular de la educación física en la educación infantil. (pp. 93-104). Madrid: Pirámide.
López, A., & López, J. (2012). Educación Física. Las habilidades motrices básicas. EF Deportes, 1-9.
Mora, D.J., García Pinillo, F. y Latorre, P. (2017). Actividad física, condición física y salud en niños preescolares. Estudio de revisión narrativa. Revista digital de educación física. (45), 105-123.
Morales González, R., Ramírez Lozano, A. (2014). Los medios de enseñanza en la etapa preescolar. EFDeportes. Revista Digital, (18), 190.
Nista-Piccolo, V.L. (2015). Movimiento y expresión corporal en educación infantil. Madrid: Narcea Ediciones.
Ponce de León, A. (2009). Introducción. En Ponce de León, A. (Coord.), La educación motriz para niños de 0 a 6 años. (pp. 11-14). Madrid: Biblioteca Nueva.
Pons, R. y Arufe, V. (2016). Análisis descriptivo de las sesiones e instalaciones de psicomotricidad en el aula de Educación Infantil. Sportis Scientific Technical Journal, 2 (1), 125-146. Recuperado de http://revistas.udc.es/index.php/SPORTIS/article/view/sportis.2016.2.1.1445/pdf_37 . Acceso el 30 de mayo de 2017.
Silva, M., Neves, G. y Moreira, S. (2016). Efectos de un programa de Psicomotricidad educativa en niños en edad preescolar. Sportis Scientific Technical Journal, 2 (3), pp.326-342. http://dx.doi.org/10.17979/sportis.2016.2.3.1563 .
Thelen, E. (2000): «Motor development as foundation and future of developmental psychology.
Zaldivar, N. (2014). Mejora de la educación emocional a través de la motricidad. Trabajo Fin de Grado en maestro de Educación Infantil. La Rioja: Universidad de la Rioja, Facultad de Letras y de la Educación. Recuperado de: http://biblioteca.unirioja.es/tfe_e/TFE000710.pdf