Sistema de jogos para a familiarização com o xadrez, nos escolares escolares do primeiro ciclo do ensino básico

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Rolando Díaz
Modesta moreno Iglesias

Resumo

Nestes tempos modernos, em que as exigências são cada vez maiores e os avanços da ciência e da tecnologia progridem a um ritmo vertiginoso, há que dar prioridade aos esforços no sentido de uma educação cada vez mais orientada para o desenvolvimento. Por conseguinte, deve ser dada prioridade à aprendizagem, ao desenvolvimento de competências, capacidades físicas, valores humanos e recursos das pessoas; de um modo geral, em termos do desenvolvimento global da personalidade. Foi realizada uma entrevista, um inquérito e uma observação do tempo de jogo dos alunos do primeiro ciclo e verificou-se que os alunos preferem o ensino do xadrez através dos jogos. O objectivo era propor um sistema de jogos para familiarizar os alunos com o xadrez no primeiro ciclo, o qual foi estruturado com base na realidade e objetividade, com base nos preceitos mais atuais sobre o tema em questão. Após a aplicação, os resultados foram favoráveis em termos do ensino do xadrez.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Díaz, R., & moreno Iglesias, M. (2020). Sistema de jogos para a familiarização com o xadrez, nos escolares escolares do primeiro ciclo do ensino básico. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 15(2), 263–278. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/900
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Rolando Díaz, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saiz Monte de Oca"

Licenciado Cultura Fisica Deporte y Recreación, Máster en Actividad Comunitaria, Entrenador de Taekwando, Profesor de Educación Fisica

Modesta moreno Iglesias, Universidad de Pinar del Río. Hermanos Saíz Montes de Oca. Facultad de Cultura Física

Doctora en Ciencias Pedagógicas

Referências

Blanco, Uvecio (2004). Fundamentos del Ajedrez Escolar. Caracas, República de Venezuela. pp.36.

Breda, T. V. (2017). La Construcción De Las Relaciones Proyectivas en el juego “Puntos de Vista”. Anekumene, (14), 56-65. https://www.academia.edu/37635836/La_construcci%C3%B3n_de_las_relaciones_proyectivas_en_el_juego_Puntos_de_Vista_

Cadavid, J. M. (2016). El Rol del Juego Digital en el Aprendizaje de las Matemáticas: Experiencia conjunta en escuelas de básica primaria en Colombia y Brasil. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, 11(2), 39-52. https://www.redalyc.org/pdf/2733/273349183004.pdf

Cortes García, G., (2009). ¨Ajedrez y Psicología¨. La Habana, Editorial Pueblos y Deportes, pág. 145.

Ramírez, D., Batista Zaldivar, M., & Bueno, L. (2012). Metodología para la masificación del ajedrez en las comunidades urbanas. EFDeportes.com,Revista Digital., 17(174), 1-5. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/339841476_Metodologia_para_la_masificacion_del_ajedrez_en_las_comunidades_urbanas

De Ocáriz Granja, U. S., & Burgués, P. L. (2015). Estudio de los Conflictos en el Juego en Educación Física en Primaria. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte/International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport, 15(57), 29-44. http://cdeporte.rediris.es/revista/revista57/artestudio555.htm

Díaz, V. M., & Requena, B. E. S. (2016). Innovando en el aula de Educación Primaria con GT 6. Innoeduca: international journal of technology and educational innovation, 2(1), 13-19. http://www.revistas.uma.es/index.php/innoeduca/article/view/1061

Djakow, Petrowski y Rudik. (1925). Factores del Talento Ajedrecístico en Grandes Maestros. Moscú, Editorial: Moscú, URSS.

Villalón García, G. (2006). La Lúdica, la escuela y la formación del educador. Editorial Pueblo y Educación La Habana, Cuba. Recuperado de https://isbn.cloud/9789591313867/la-ludica-la-escuela-y-la-formacion-del-educador/

Javier, G. F.-G., Francisco, & Manuel, D. T. (2016). DICCIONARIO DE EDUCACIÓN FÍSICA EN PRIMARIA. Servicio de Publicaciones de la Universidad de Huelva p 245 . ISBN: 978-84-16872-89-3. Recuperado de https://books.google.com.cu/books/about/DICCIONARIO_DE_EDUCACI%C3%93N_F%C3%8DSICA_EN_PRI.html?id=B7k_DQAAQBAJ&redir_esc=y

Gutemberg, E. (1994). Planificación Social y Gestión De La Comunidad. Madrid: ed. Popular

ISLA. Instituto Superior Latinoamericano de Ajedrez, (2005). Indicaciones metodológicas de ajedrez en las escuelas primarias curso 2005/06., Ciudad Habana, Cuba.

Laplaza, Jorge. (1995). ¿Qué Queremos con el Ajedrez para los Niños?. El ajedrez como herramienta educativa del siglo XXI. Escuela internacional de educación física y deporte.

Folleto de teoría y práctica de los juegos material referativo de apoyo a la docencia.

Patón, R. N., Ferreira, B. R., & García, J. M. G. (2018). Incidencia de los juegos cooperativos en el autoconcepto físico de escolares de educación primaria. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (34), 14-18. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/58803

Rodríguez Fernández, J., Pazos Couto, J. M., & Palacios Aguilar, J. (2015). La promoción de juegos populares y tradicionales en los centros de enseñanza primaria del municipio de Boiro (A Coruña). Sportis, 1(1), 53-74. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4942271

Rodríguez, V. L. O., Torres, a. Y. R., & Aguilar, C. C. (2018). Alternativa de juegos para potenciar el aprendizaje del ajedrez en la clase de educación física (original). Revista científica olimpia, 15(51), 14-26. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/505

Sáez de Ocáriz Granja, U., Lavega i Burgués, P., March Llanes, J., & Serna Bardavío, J. (2018). Transformar conflictos motores mediante los juegos cooperativos en educación primaria.

Universitas Psychologica, 2018, vol. 17, núm. 5, p. 1-13. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revPsycho/article/view/17060

Vindel, I. M. F. (2017). La inclusión del juego. Revista de Educación Inclusiva, 7(1). 1-14p https://revistaeducacioninclusiva.es/index.php/REI/article/view/165

Vygostky,l.S. ,(1981). Pensamiento y lenguaje. Editorial Pueblo y Educación, C. Habana.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)