Gestão para avaliação de competências na formação do profissional de Cultura Física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A avaliação, como categoria didática no processo de ensino-aprendizagem do curso de Bacharelado em Cultura Física e Esporte, enfrenta desafios que obrigam os diferentes coletivos pedagógicos a planejar ações que permitam uma visão contextualizada e integral da mesma. A unidade do sistema de influências educacionais é uma necessidade para a avaliação formativa, compartilhada e personalizada, focada na evidência de conhecimento, produto e desempenho na formação e no desenvolvimento de competências nesse curso de graduação. O objetivo do estudo é avaliar o processo de avaliação integrativa das competências dos alunos do terceiro ano do Estágio de Pesquisa no Bacharelado em Cultura Física e Esporte, por meio da principal disciplina integrativa do Estágio de Pesquisa. Para isso, foram aplicados métodos de pesquisa empírica, como análise de documentos, entrevista e observação. Os resultados permitiram fundamentar uma proposta metodológica que aprimora a avaliação integrativa, com base na abordagem físico-educacional integral, no processo de estudo. O desenho dos resultados foi experimental, em sua variante pré-experimental. A aplicação parcial da proposta validou sua relevância e contribuiu favoravelmente para a melhoria do desempenho profissional e humano dos envolvidos.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Addine Fernández, F., & García Batista, G. A. (2012). La didáctica general y su enseñanza en la Educación Superior Pedagógica. Revista Congreso Universidad, 1(3). https://www.academia.edu/10629363/La_did%C3%A1ctica_general_y_su_ense%C3%B1anza_en_la_Educaci%C3%B3n_Superior_Pedag%C3%B3gica_Autores
Belykh, A. (2019). Resiliencia e Inteligencia Emocional: bosquejo de modelo integrador para el desarrollo del saber ser del estudiante universitario. Revista iberoamericana de educación superior, 10(29), pp. 158-179. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2007-28722019000300158&lng=es&nrm=iso
Castro, O. (2014). Evaluación Integral del paradigma a la práctica. Pueblo y Educación. https://books.google.com.cu/books/about/Evaluaci%C3%B3n_Integral_del_paradigma_a_la.html?id=STANEAAAQBAJ&redir_esc=y
Díaz Martell, Y., Pérez Quiñones, J. A., Moure Ibarra, M., Pérez Padrón, A., Mayor Hernández, F., & Mella Herrera, L. (2017). Esencialidades de la evaluación del aprendizaje en el proceso docente-educativo. Revista Médica Electrónica, 39(3), pp. 620-629. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1684-18242017000300022
Gallardo Fuentes, F. J., & Carter Thuillier, B. (2018). La evaluación formativa y compartida durante el prácticum en la formación inicial del profesorado: Análisis de un caso en Chile. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 29, 258-263. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5400880
García, C. C., Torres, B. J. A., Buñuel, P. S. L., Domínguez, A., & Murcia, J. A. M. (2010). Evaluación e influencia de un programa de formación orientado a la mejora del clima motivacional transmitido por entrenadores de baloncesto. European Journal of Human Movement, (25), pp. 165-182. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3351103.pdf
González, D. H., Pastor, V. M. L., & Arribas, J. C. M. (2020). La Evaluación formativa y compartida en contextos de aprendizaje cooperativo en Educación Física en Primaria. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(44), pp. 213-222. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7427876
Hamodi Galán, C. M., López Pastor, V. M., & López Pastor, A. T. (2014). Red de evaluación formativa y compartida en Docencia Universitaria: Creación, consolidación y líneas de trabajo. Revista de evaluación Educativa. REVALUE, 3(1). https://uvadoc.uva.es/handle/10324/10374
Ibáñez, I., González, M., Fernández-Valdés, A., López-Curbelo, M., Rodríguez, M., & García, C. D. (2000). El Cuestionario de Preocupación y Ansiedad: un instrumento para la evaluación del trastorno de ansiedad generalizada. Ansiedad y Estrés, 6(2-3), pp. 203-221. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=186753
López Pastor, V. M. (2009). Evaluación formativa y compartida en Educación Superior: Propuestas, técnicas, instrumentos y experiencias. Narcea. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=362903
López Pastor, V. M. (2012). Evaluación formativa y compartida en la universidad: Clarificación de conceptos y propuestas de intervención desde la Red Interuniversitaria de Evaluación Formativa. Psychology, Society and Education, 4(1), pp. 117-130. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3961371
López Pastor, V. M., & Pérez Pueyo, Á. (2017). Evaluación formativa y compartida en educación: Experiencias de éxito en todas las etapas educativas. Universidad de León. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=686946
López Pastor, V. M., Pérez Pueyo, Á., Barba Martín, J. J., & Lorente Catalán, E. (2016). Percepción del alumnado sobre la utilización de una escala graduada para la autoevaluación y coevaluación de trabajos escritos en la formación inicial del profesorado de educación física (FIPEF). Cultura, ciencia y deporte, 11(31), pp. 37-50. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5392812
Márquez Valdés, A. M., Acosta Bandomo, R. U., & Fernández Cáceres, M. E. (2020). Validación del perfil de competencias investigativas para estudiantes de la carrera Licenciatura en Cultura Física. Revista Cubana de Educación Superior, 39(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0257-43142020000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Moreno Iglesias, M., Tabares Arévalo, R. M., Casanova Moreno, M. C., Ybirico Reina, A. D., & González Núñez, L. O. (2019). La gestión por competencias en la carrera de Cultura Física en Cuba. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(1), Art. 1. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/799
Perrenoud, P. (2004). Diez nuevas competencias para enseñar: Invitación al viaje. Grao. https://books.google.com.cu/books?id=uLLw3HbYVMQC&printsec=frontcover&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false
Romero Martín, R., Castejon, J., López Pastor, V. M., & Fraile, A. (2017). Evaluación formativa, competencias comunicativas y TIC en la formación del profesorado. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, 52(3). https://doi.org/10.3916/C52-2017-07
Stufflebeam, D. L., & Shinkfield, A. J. (1987). Evaluación sistemática: Guía teórica y práctica. Paidós. https://books.google.com.cu/books/about/Evaluaci%C3%B3n_sistem%C3%A1tica.html?id=EwdwSgAACAAJ&redir_esc=y
Suárez Pérez, O. P., Martínez Hernández, P. A., & Moreno Iglesias, M. (2017). El desempeño profesional docente metodológico del profesor de Educación Física. Propuesta de indicadores para su medición. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12(2), Art. 2. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/719
Tobón, S. (2013). El enfoque socioformativo de las competencias. En Educación por competencias. Crítica y perspectivas (pp. 125-148). FronterAbierta. https://issuu.com/cife/docs/articulo__el_enfoque_socioformativo