Análise da competência do professor de Educação Física para a inclusão de escolares com deficiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O estudo enquadra-se na competência percebida pelos próprios professores de Educação Física para a inclusão de alunos do ensino fundamental com deficiência física. O objetivo foi formulado para analisar a competência percebida pelos professores de Educação Física para a inclusão de alunos do ensino fundamental com deficiência física, em dois municípios da região central de Cuba. Os dados provêm de um questionário respondido por 40 professores de Educação Física de dois municípios da região central de Cuba (divididos em dois grupos de 20). Foram utilizados métodos teóricos como analítico-sintético e indutivo-dedutivo; e empíricos, como entrevistas, observações e pesquisas; do nível matemático e/ou estatístico, a distribuição de frequência empírica. O resultado da pesquisa refletiu a descrição da autopercepção dos professores de ambas as populações, nas três dimensões, com resultados mais favoráveis para o município de Cabaiguán. A autopercepção mais favorável dos professores do município de Cabaiguán, para fazer adaptações específicas, dar instrução aos pares e segurança no processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Abellán & Sáez Gallego (2019) Percepción de autoeficacia hacia la inclusión en futuros maestros de Educación Física. Revista de Psicología del Deporte/Journal of Sport Psychology 28. (1). pp. 143-156. https://minerva.usc.es/xmlui/handle/10347/21214
Bermúdez, M. M., & Navarrete Antola, I. (2020). Actitudes de los maestros ante la inclusión de alumnos con discapacidad. Ciencias Psicológicas, 14(1), 116. https://doi.org/10.22235/cp.v14i1.2107
Campos Granell, J., Llopis Goig, R., Raga, M. G., & Maher, A. (2021). Percepción de competencia para la atención de alumnos con necesidades educativas especiales en Educación Física: la voz de estudiantes universitarios de España y Reino Unido. Retos: Nuevas Perspectivas de Educación Física, Deporte y Recreación, 39. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7597034.pdf
Collado; R. Tárraga; I. Lacruz; P. Sanz. (2020). Análisis de actitudes y autoeficacia percibida del profesorado ante la educación inclusiva. Educar 2020, 56(2) pp. 511. https://doi.org/10.5565/rev/educar.1117
González Rojas, Y., &Triana Fierro, D. A. (2018). Actitudes de los docentes frente a la inclusión de estudiantes con necesidades educativas especiales. Educación y Educadores, 21(2), pp. 200-218. https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.2.2
Jiménez Monteagudo, L., & Cuevas Campos, R. (2013). Aproximación a un perfil de competencias en Educación Física adaptada del profesional de ciencias de la actividad física y del deporte. Tándem: didáctica de la Educación Física. http://hdl.handle.net/11162/180089
Lleixà Arribas, T., & Ríos Hernández, M. (2020). Formación del profesorado en Educación Física e inclusión del alumnado con pluridiscapacidad. Revista Interuniversitaria de Formación Del Profesorado, 34(1), 49-68. http://web.a.ebscohost.com.ezproxylocal.library.nova.edu/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=4&sid=11fbf806-1e21-4df2-bb4e-9c6ef6f5175e%40sdc-v-sessmgr02
Lobo de Diego, F. E., Manrique-Arribas, J. C., & Pérez-Brunicardi, D. (2022). Perceived Educational Quality of a Municipal School Sports Programme. Apunts Educación Física y Deportes, 150, pp. 28-35. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2022/4).150.04
Marín-Suelves, D., & Ramón-Llin, J. (2021). Physical Education and Inclusion: a Bibliometric Study. Apunts. Educación Física y Deportes, 143, pp. 17-26. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2021/1).143.03
Murillo Parra, L D; Ramos Estrada, D Y; García Cedillo, I y Sotelo Castillo, M A. (2020). Estrategias educativas inclusivas y su relación con la autoeficacia de docentes en formación. Revista Actualidades Investigativas en Educación, 20(1), 1-25. Doi. 10.15517/aie.v20i1.40060, https://www.scielo.sa.cr/pdf/aie/v20n1/1409-4703-aie-20-01-168.pdf
Nieva, C., Lleixà, T. (2018) Inclusión de las niñas inmigrantes y creencias del profesorado de Educación Física. Inclusion of Immigrant Girls and Beliefs of Physical Education Teachers. Apunts. Educación Física y Deportes. 2018, n.º 134. 4.ºtrimestre (octubre-diciembre), pp. 69-83. ISSN-1577-4015 https://www.redalyc.org/journal/5516/551657187005/html/
Paz-Maldonado, E. (2020). Inclusión educativa del alumnado en situación de discapacidad en la educación superior: una revisión sistemática. Teoría De La Educación. Revista Interuniversitaria, 32(1), pp. 123-146. https://doi.org/10.14201/teri.20266
Reina, R., Huztler, Y., Iñiguez-Santiago, M. & Moreno Murcia, J. (2019). Student Attitudes TowardK Inclusion in Physical Education: The Impact of Ability Beliefs, Gender and Previous Experiences. Adapted Physical Activity Quarterly, 36 (1), pp. 132-149. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30554524/
Rhenals-Ramos, J. C. & Arango-Paternina, C. M. (2022). Implementation of a Pedagogical Vocabulary of Signs in Physical Education. A Pilot Study. Apunts Educación Física y Deportes, 148, 17-25. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2022/2).148.03
Valencia Peris, A., Mínguez-Alfaro, P. &Martos-García, D. (2020). La formación inicial del profesorado de Educación Física: una mirada desde la atención a la diversidad. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37, pp. 597-604 https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7243325