Estratégia pedagógica inclusiva para o desenvolvimento de competências desportivas em alunos com necessidades educativas intelectuais
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O estudo trata do desenvolvimento de habilidades esportivas em alunos com necessidades educacionais intelectuais, na aula de Educação Física inclusiva; suas manifestações e limitações empíricas em uma instituição educacional equatoriana e a busca de uma explicação para o problema científico, por meio de uma proposta para sua solução. O objetivo foi elaborar uma estratégia pedagógica inclusiva para o desenvolvimento de habilidades esportivas em alunos com necessidades educacionais intelectuais durante a aula de Educação Física. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa-quantitativa, não experimental, descritivo-explicativa e transversal, foi utilizada uma amostragem não probabilística, intencional e estratificada, com 32 alunos do 10º ano, quatro deles com necessidades educacionais intelectuais e o professor de Educação Física; a abordagem sistêmica estrutural-funcional foi utilizada na concepção de uma estratégia pedagógica inclusiva; bem como observação e entrevista para caracterizar o estado atual do objeto de pesquisa. Um grupo de profissionais foi consultado para determinar a relevância da estratégia, utilizando a técnica de grupo nominal, que concluiu que a proposta é relevante e aplicável na prática pedagógica inclusiva.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Asamblea Nacional del Ecuador (2011). Constitución de la República del Ecuador de 20 de octubre de 2008. Asamblea Nacional del Ecuador https://www.asambleanacional.gob.ec/sites/default/files/documents/old /constitucion_de_bolsillo.pdf
Bonilla Del Río, M., y Sánchez Calero, M. L. (2022). Inclusión educativa en tiempos de COVID-19: Uso de redes sociales en personas con discapacidad intelectual. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 25(1), 141-161. https://doi.org/10.5944/ried.25.1.30875
Calderón Vicente, R., y Caballo Escribano, C. (2018). Revisión sistemática sobre la aplicación y efectividad de tratamientos basados en mindfulness en personas con discapacidad intelectual. Revista Española de Discapacidad (REDIS), 6(1), 49-74.https://doi.org/10.5569/2340-5104.06.01.03
Chiva Bartoll, O., Ruiz Montero, P. J., Leiva Olivencia, J. J., y Grölund, H. (2021). The effects of service-learning on Physical Education teacher education: a case study on the border between Africa and Europe. European Physical Education Review, 27(17), 1-18. DOI: 10.1177/1356336X211007156
Córdova Martínez, C. (2020). Consideraciones sobre metodología de la investigación. Universidad de Holguín. https://es.scribd.com/document/446752566/Carlos-A-Cordova-Unviersidad-de-Holguin-Metodologia-de-la-Investigacion
González Aguilar, J. A. (2021). Situación de las personas con discapacidad intelectual y sus familias frente a la crisis generada por Covid-19. Siglo Cero, (1), 183-196. https://doi.org/10.14201/scero202152e183196
Letelier, I. V., Neira, R. A., Gutiérrez, L. L., Donoso, M. M., Duarte, E., & Carrillo, J. P. (2020). Inclusión de estudiantes con discapacidad visual en clases de Educación Física. Revista Horizonte: Ciencias de la Actividad Física, 11(2), 1-13. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8019628
Ministerio de Educación. (2016). Ley Orgánica de Educación Intercultural de 30 de diciembre de 2016 Ministerio de Educación. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017 /05/Ley-Organica-Educacion-Intercultural-Codificado.pdf
Moreno, J. A., y Martínez, A. (2006). Importancia de la teoría de la autodeterminación en la práctica físico-deportiva: Fundamentos e implicaciones prácticas. Cuadernos de Psicología del Deporte, 6(2), 39-54. https://revistas.um.es/cpd/article/view/113871
Organización de las Naciones Unidas. (25 de septiembre de 2015). Objetivos de desarrollo Sostenible. Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/2015/09/la-asamblea-general-adopta-la-agenda-2030-para-el-desarrollo-sostenible/
Paz Maldonado, E. (2020). Revisión sistemática: inclusión educativa de estudiantes universitarios en situación de discapacidad en América Latina. Estudios pedagógicos, 46(1), 413-429. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000100413
Peredo Videa, A. (2016). Comprendiendo la discapacidad intelectual: datos, criterios y reflexiones. Revista de investigación psicológica, (15), 101-122. http://www.scielo.org.bo/pdf/rip/n15/n15_a07.pdf
Requenes Gálvez, M. D. C. (2021). Estrategias metodológicas para desarrollar procesos cognitivos básicos en estudiantes con necesidades educativas especiales del Colegio Pindal, LojaEcuador, 2020.
Severo, C. T., Santos, B. T. M. Q., Severo, A. A., Pereira, M. M., Oliveira, L. M. D., Monteiro, G. M. C., Bastos, T., Laskoski, P. B., y Hauck, S. (2021). Abordagens de Psicoterapia para Pessoas com Deficiência: Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, 427-444. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0151
Shaefer, S. (2019). Inclusive education: a prerequisite for equity and social justice. Asia Pacific Education Review, 20(2), 181-192. https://doi.org/10.1007/s12564-019-09598-w
Vidal, M. I., López, M., Marín, D., y Peirats, J. (2018). Revisión y análisis de investigación publicada sobre intervención gamificada en discapacidad intelectual. Etic@ net. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 18(2), 274-297. http://dx.org/10.30827/eticanet.v18i2.11892