Estratégia pedagógica inclusiva para o desenvolvimento de competências desportivas em alunos com necessidades educativas intelectuais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Norma del Pilar Miño-Navas
Julio César Jijón-Paredes
Rubén Castillejo-Olán
Giceya de la Caridad Maqueira-Caraballo

Resumo

O estudo trata do desenvolvimento de habilidades esportivas em alunos com necessidades educacionais intelectuais, na aula de Educação Física inclusiva; suas manifestações e limitações empíricas em uma instituição educacional equatoriana e a busca de uma explicação para o problema científico, por meio de uma proposta para sua solução. O objetivo foi elaborar uma estratégia pedagógica inclusiva para o desenvolvimento de habilidades esportivas em alunos com necessidades educacionais intelectuais durante a aula de Educação Física. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa-quantitativa, não experimental, descritivo-explicativa e transversal, foi utilizada uma amostragem não probabilística, intencional e estratificada, com 32 alunos do 10º ano, quatro deles com necessidades educacionais intelectuais e o professor de Educação Física; a abordagem sistêmica estrutural-funcional foi utilizada na concepção de uma estratégia pedagógica inclusiva; bem como observação e entrevista para caracterizar o estado atual do objeto de pesquisa. Um grupo de profissionais foi consultado para determinar a relevância da estratégia, utilizando a técnica de grupo nominal, que concluiu que a proposta é relevante e aplicável na prática pedagógica inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Miño-Navas, N. del P., Jijón-Paredes, J. C., Castillejo-Olán, R., & Maqueira-Caraballo, G. de la C. (2024). Estratégia pedagógica inclusiva para o desenvolvimento de competências desportivas em alunos com necessidades educativas intelectuais. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(1), e1593. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1593
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Norma del Pilar Miño-Navas, Universidad Bolivariana del Ecuador- Ecuador.

Licenciada en Educación Física y Deportes

Julio César Jijón-Paredes, Universidad Bolivariana del Ecuador. Ecuador.

Licenciado en Ciencias de la Educación. Mención Cultura Física

Rubén Castillejo-Olán, Universidad de Guayaqui. Ecuador.

Licenciado en Educación, especialidad Educación Física

Giceya de la Caridad Maqueira-Caraballo, Universidad Bolivariana del Ecuador. Ecuador.

Doctora en Programa de Innovaciones Científicas y Didácticas en Educación Física Escolar

Referências

Asamblea Nacional del Ecuador (2011). Constitución de la República del Ecuador de 20 de octubre de 2008. Asamblea Nacional del Ecuador https://www.asambleanacional.gob.ec/sites/default/files/documents/old /constitucion_de_bolsillo.pdf

Bonilla Del Río, M., y Sánchez Calero, M. L. (2022). Inclusión educativa en tiempos de COVID-19: Uso de redes sociales en personas con discapacidad intelectual. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 25(1), 141-161. https://doi.org/10.5944/ried.25.1.30875

Calderón Vicente, R., y Caballo Escribano, C. (2018). Revisión sistemática sobre la aplicación y efectividad de tratamientos basados en mindfulness en personas con discapacidad intelectual. Revista Española de Discapacidad (REDIS), 6(1), 49-74.https://doi.org/10.5569/2340-5104.06.01.03

Chiva Bartoll, O., Ruiz Montero, P. J., Leiva Olivencia, J. J., y Grölund, H. (2021). The effects of service-learning on Physical Education teacher education: a case study on the border between Africa and Europe. European Physical Education Review, 27(17), 1-18. DOI: 10.1177/1356336X211007156

Córdova Martínez, C. (2020). Consideraciones sobre metodología de la investigación. Universidad de Holguín. https://es.scribd.com/document/446752566/Carlos-A-Cordova-Unviersidad-de-Holguin-Metodologia-de-la-Investigacion

González Aguilar, J. A. (2021). Situación de las personas con discapacidad intelectual y sus familias frente a la crisis generada por Covid-19. Siglo Cero, (1), 183-196. https://doi.org/10.14201/scero202152e183196

Letelier, I. V., Neira, R. A., Gutiérrez, L. L., Donoso, M. M., Duarte, E., & Carrillo, J. P. (2020). Inclusión de estudiantes con discapacidad visual en clases de Educación Física. Revista Horizonte: Ciencias de la Actividad Física, 11(2), 1-13. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8019628

Ministerio de Educación. (2016). Ley Orgánica de Educación Intercultural de 30 de diciembre de 2016 Ministerio de Educación. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017 /05/Ley-Organica-Educacion-Intercultural-Codificado.pdf

Moreno, J. A., y Martínez, A. (2006). Importancia de la teoría de la autodeterminación en la práctica físico-deportiva: Fundamentos e implicaciones prácticas. Cuadernos de Psicología del Deporte, 6(2), 39-54. https://revistas.um.es/cpd/article/view/113871

Organización de las Naciones Unidas. (25 de septiembre de 2015). Objetivos de desarrollo Sostenible. Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/2015/09/la-asamblea-general-adopta-la-agenda-2030-para-el-desarrollo-sostenible/

Paz Maldonado, E. (2020). Revisión sistemática: inclusión educativa de estudiantes universitarios en situación de discapacidad en América Latina. Estudios pedagógicos, 46(1), 413-429. https://doi.org/10.4067/S0718-07052020000100413

Peredo Videa, A. (2016). Comprendiendo la discapacidad intelectual: datos, criterios y reflexiones. Revista de investigación psicológica, (15), 101-122. http://www.scielo.org.bo/pdf/rip/n15/n15_a07.pdf

Requenes Gálvez, M. D. C. (2021). Estrategias metodológicas para desarrollar procesos cognitivos básicos en estudiantes con necesidades educativas especiales del Colegio Pindal, LojaEcuador, 2020.

Severo, C. T., Santos, B. T. M. Q., Severo, A. A., Pereira, M. M., Oliveira, L. M. D., Monteiro, G. M. C., Bastos, T., Laskoski, P. B., y Hauck, S. (2021). Abordagens de Psicoterapia para Pessoas com Deficiência: Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, 427-444. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0151

Shaefer, S. (2019). Inclusive education: a prerequisite for equity and social justice. Asia Pacific Education Review, 20(2), 181-192. https://doi.org/10.1007/s12564-019-09598-w

Vidal, M. I., López, M., Marín, D., y Peirats, J. (2018). Revisión y análisis de investigación publicada sobre intervención gamificada en discapacidad intelectual. Etic@ net. Revista científica electrónica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, 18(2), 274-297. http://dx.org/10.30827/eticanet.v18i2.11892

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.