O objetivo das aulas de educação física e das sessões de treinamento esportivo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Juan José Hernández
Eduardo Armando Prieto Tamarit
Diosdado Miranda Hernández

Resumo

Ao avaliar os resultados de vários anos letivos (2015-2019) no campo do Esporte e da Educação Física, foram identificadas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento das aulas, associadas à falta de preparação dos professores para selecionar, formular e controlar os objetivos, o que foi assumido pela Comissão Municipal de Educação Física da Diretoria de Esportes como um problema a ser resolvido; a partir desse orçamento, assumiu-se a tarefa de investigar as causas que determinam tal problema. Identificou-se, mediante a aplicação de observação, análise documental, pesquisa e entrevista, que existem deficiências na preparação de professores e treinadores que os impedem de assumir esse elemento técnico e limitam a obtenção da qualidade das atividades ministradas. Por essa razão, o objetivo deste artigo é propor diretrizes metodológicas para melhorar a seleção, a formulação e o controle dos objetivos nas aulas de Educação Física e nas sessões de treinamento esportivo. Os resultados obtidos mostraram que é possível preparar professores e treinadores esportivos de acordo com o objetivo proposto e, assim, elevar a qualidade e os resultados da aprendizagem dos alunos, o que é essencial para o cumprimento da tarefa social atribuída nesse campo às Diretorias Municipais de Educação e Esportes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
José Hernández, J., Prieto Tamarit, E. A., & Miranda Hernández, D. (2023). O objetivo das aulas de educação física e das sessões de treinamento esportivo. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 18(2), e1408. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1408
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Juan José Hernández, Centro Universitario Municipal Sandino de la Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”

Licenciado en Física, Doctor en Ciencias Pedagógica, Máster en Ciencias de la Educación, Profesor Titular

Eduardo Armando Prieto Tamarit, Centro Universitario Municipal Sandino de la Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”

Licenciado en Cultura Física, Máster en Didáctica de la Educación Física, profesor asistente

Diosdado Miranda Hernández, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”

Licenciado en Historia y Ciencias Sociales, Doctor en Ciencias Pedagógica, Máster en Ciencias de la Educación, Profesor Titular

Referências

Bolívar, C. (1989). Los objetivos en la clase de Educación Física. Revista Educación Física y Deportes. 11(1-2). Enero-diciembre.

Domínguez, G. (2021). Importancia de los modelos de enseñanza de acuerdo a los objetivos en la clase de Educación Física e iniciación deportiva. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, política y valores. 60. Edición Especial. 38. https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com

Espinoza, E.E. (2020). Dinámica de los componentes del proceso de enseñanza aprendizaje en la formación de competencias en el ámbito universitario. Revista Conrado. 16(72). https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/1227

Lago, J. et al. (2019a). Orientaciones Metodológicas de Educación Física de décimo a duodécimo grado. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Lago, J. et al. (2019b). Programas de Educación Física de décimo a duodécimo grado. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Lam, B. A., O., González y M.H. Goorguet (2019). La clase de Educación Física una vía para el conocimiento de la historia deportiva local. PODIUM. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física. 14(1). https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/785

López, M. et al. (2022a). Programas de Educación Física del primer y segundo ciclo de la Educación Primaria. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

López, M. et al. (2022b). Orientaciones de Educación Física del primer y segundo ciclo de la Educación Primaria. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Monistirol, G.A. et al. (2013). Vías y herramientas para la elaboración y formulación de los objetivos en las clases de Educación Física. EFDepotes.com, Revista Digital. Buenos Aires. 18(181). https://efdeportes.com/efd181/formulacion-de-los-objetivos-en-educacion-fisica.htm

Pérez, C.E. y M. Rodríguez (2015). La relación objetivo-contenido en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Geografía. Disponible en: https://repositorio.geotech.cu/xmlui/handle/1234/2385

Ramírez, E. et al. (2018a). Programas de Educación Física de séptimo a noveno grado. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Ramírez, E. et al. (2018b). Orientaciones Metodológicas de Educación Física de séptimo a noveno grado. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.