Estratégia pedagógica para a preparação do professor de Educação Física como mediador de conflitos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lázaro Lanier López Llerena
Esteban Rodríguez Torres
Lisandro Herrera Arencibia

Resumo

A concretização de um ensino acessível e de qualidade para todos os cidadãos é atualmente uma das prioridades para a formação dos profissionais, uma vez que contribuem para o desenvolvimento de um sistema educativo reconhecido, tanto a nível nacional como internacional. Desta forma, o estudo propôs desenhar uma estratégia pedagógica para preparar o professor como mediador de conflitos nas aulas das escolas secundárias básicas do município de La Habana del Este. Para isso, foi utilizada uma abordagem mista, de modo a agrupar a análise de documentos e descrições qualitativas com tabelas e figuras para complementar e enriquecer o estudo, tanto qualitativo como quantitativo. O principal resultado é a integração das influências educacionais, os fundamentos, princípios, premissas e procedimento metodológico. De um modo geral, é evidente a preparação do professor como mediador de conflitos, respondendo aos programas prioritários do Ministério da Educação em aperfeiçoamento para 2030 e do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
López Llerena, L. L., Rodríguez Torres, E., & Herrera Arencibia, L. (2023). Estratégia pedagógica para a preparação do professor de Educação Física como mediador de conflitos. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 18(3), e1474. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1474
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografia Autor

Esteban Rodríguez Torres, Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez, Ciego de Ávila, Cuba.

Licenciado en Estudios Socioculturales por la Universidad Central Marta Abreu de Las Villas (UCLV) (2017). Profesor Instructor por la Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez (2020). MSc. en Ciencias de la Educación Superior por el Centro de Estudios Educacionales de la Universidad de Ciego de Ávila Máximo Gómez Báez (2022). Editor asociado de la Revista Estrategia y Gestión Universitaria. Imparte las asignaturas: Manifestaciones Artística, Historia del Arte, Teatro Cubano, Historia del Pensamiento Cultural, Teoría de la Cultura. Cuenta con 4 años de experiencia laboral en el Departamento de Humanidades en el cual se desempeña como docente e investigador. Ha cursado el diplomado: Fundamentos Pedagógicos y Didácticos de la Nueva Universidad Cubana. Sus líneas de investigación guardan estrecha relación con el desarrollo del liderazgo estudiantil universitario y el consumo audiovisual juvenil.

Referências

Álvarez Cobas, D., Cala Peguero, T., & Ordaz Hernández, M. (2022). Estrategia de orientación psicopedagógica para la calidad educativa: un reclamo en la formación de atletas. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), pp. 925-941. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1216

Álvarez Gómez, G., Viteri Moya, J., Estupiñán Ricardo, J., & Viteri Sánchez, C. (2021). La formación continua de los docentes de la educación superior como sustento del modelo pedagógico. Revista Conrado, 17(S1), pp. 431-439. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/download/1800/1768/

Asamblea Nacional de Poder Popular. (2019, 10 de abril). Constitución de la República de Cuba. La Habana, Cuba: Editora política.

Bujosa, M. C., Figueras, S., & Castro, M. (2018). Estrategias para la resolución de conflictos en educación física. Apunts. Educación física y deportes, 3(133), pp. 50-67. http://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2018/3).133.04

Camacho, Y. (2018). Mediación en conflictos retos en la formación permanente del maestro primario. Revista Mediación, 11(2), pp. 37-51. https://revistademediacion.com/wp-content/uploads/2018/07/Revista22-e6.pdf

Cañadas, L., & Santos-Pastor, M. L. (2021). La evaluación formativa desde la perspectiva de docentes noveles en las clases de educación física en primaria y secundaria. Revista Electrónica Educare, 25(3), pp. 452-471. http://dx.doi.org/10.15359/ree.25-3.25

Cañizares Hernández, M., & Pérez Surita, Y. (2022). Establecimiento de metas como técnica motivacional en deportistas. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), pp. pp. 911-924. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1215

Da Luz Pereira, Á., Tögel, M., Campos, X., Merlo, R., & Pazos Espín, M. (2022). Efecto del confinamiento sobre la inactividad física en poblaciones infanto-juveniles. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), pp. 1141-1154. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1320

Garavito-Campillo, E. T., & Fernando-Kerguelen, J. (2021). El Deporte Inclusivo como Alternativa de Vida para los Jóvenes con Discapacidad. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 12(1), pp. pp. 12-21. https://ojs.docentes20.com/index.php/revista-docentes20/article/download/214/653

Guillamón, A. R., López, P. J. C., Cantó, E. G., & García, J. E. M. (2020). La organización y la gestión de la clase de Educación Física. VIREF Revista de Educación Física, 9(4), 81-96. https://revistas.udea.edu.co/index.php/viref/article/download/342238/20804334/

Gómez Valdés, A., Planes Rivera, D. D. L. C., & Gómez Ledesma, Y. (2019). Acciones metodológicas para contribuir al proceso de Educación Física Inclusiva: Una aproximación al tema. Mendive. Revista de Educación, 17(1), pp. 84-96. http://scielo.sld.cu/pdf/men/v17n1/1815-7696-men-17-01-84.pdf

Merino, R. G., & Mora, J. L. (2022). La hibridación de los modelos pedagógicos de aprendizaje cooperativo y educación aventura como estrategia didáctica para la mejora de la convivencia y la gestión de conflictos en el aula: una experiencia práctica desde las clases de educación física y tú. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (43), pp. 1037-1048. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8106408.pdf

Moreno Iglesias, M., Tabares Arévalo, R. M., Casanova Moreno, M. C., Ybirico Reina, A., & González Nuñez, L. O. (2019). La gestión por competencias en la carrera de Cultura Física en Cuba. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(1), pp. 40-55. http://scielo.sld.cu/pdf/rpp/v14n1/1996-2452-rpp-14-01-40.pdf

Navarro Machado, V., Falcón Hernández, A., Quintero Méndez, Y., Chávez Amaro, D., Sosa Rodríguez, O., & Hernández Cardoso, A. (2018). Formación e investigación en apoyo vital en emergencias y desastres. Recomendaciones del taller de expertos. Cienfuegos, 2018. Medisur, 16(6), pp. 780-786. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1727-897X2018000600004&script=sci_arttext&tlng=en

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO) Educación Física de Calidad: Guía para los responsables políticos. (2015). Ediciones Unesco.

Pérez Gamboa, AJ., Rodríguez Torres, E., y Camejo Pérez, Y. (2023). Fundamentos de la atención psicopedagógica para la configuración del proyecto de vida en estudiantes universitarios. Educación y sociedad, 21 (2), pp. 67-89. https://doi.org/10.5281/zenodo.7979972

Pulleiro Méndez, C. (2018). La estatalidad del deporte internacional. Pasado, presente, ¿futuro? Foro internacional, 58(2), pp. 343-379. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-013X2018000200343&script=sci_arttext

Ramírez, J., Rodríguez, E. y Zamora, J. (2023). Estrategias recreativas para suplir las carencias de niños y jóvenes en situaciones de la Covid-19 en el municipio Morón (Cuba). Región Científica, 2(1), pp. 202-328. https://doi.org/10.58763/rc202328

Ramón, M.A, García, M.P. y Olalde, A.J. (2019). Algunas consideraciones sobre la resolución de los conflictos escolares. Conrado, 67(15), pp. 135-14. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000200135

Rodríguez, E. (2022). El proceso de formación del liderazgo en dirigentes estudiantiles universitarios. Opuntia Brava, 14(3), pp. 27-37. https://acortar.link/Bj2Z85

Rodríguez Milián, A., Moré Estupiñán, M., & Gutiérrez Pairol, M. (2019). La educación física y la educación para la salud en función de la mejora del rendimiento físico de los estudiantes. Revista Universidad y Sociedad, 11(1), pp. 410-415. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202019000100410

Rodríguez Torres, E. (2022). Consumo audiovisual juvenil de las industrias creativas en Santa Clara, Cuba. Revista Guatemalteca de Educación Superior, 5(2), pp. 30-40 https://doi.org/10.46954/revistages.v5i2.88

Rodríguez Torres, E., Guevara, O. C. M., & Martin, Z. M. (2022). Teorías del liderazgo y su impacto en los dirigentes y estudiantes universitarios. Revista Estrategia y Gestión Universitaria,10(2),66-79. https://revistas.unica.cu/index.php/regu/article/view/2255/3966

Rodríguez-Torres, E., Pérez-Gamboa, A. J. & Camejo-Pérez, Y. (2023). Formación del liderazgo distribuido en los estudiantes de la carrera Gestión Sociocultural para el Desarrollo. Atenas, (61), e10942, pp. 1-13. http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/download/778/1148

Rojas Valladares, A. L., Domínguez Urdanivia, Y., Torres Zerquera, L. C., & Pérez Egües, M. A. (2020). El proceso de intervención psicopedagógica en el ámbito educativo. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 3(2), pp. 45-51. http://remca.umet.edu.ec/index.php/REMCA/article/download/264/297

Sierra García, L. G., Morquecho Sánchez, R., & Gadea Cavazos, E. A. (2021). La gestión deportiva y su implicación en la resolución de los conflictos. Eirene Estudios De Paz Y Conflictos, 4(7), pp. 163-182. https://www.estudiosdepazyconflictos.com/index.php/eirene/article/view/151

Tamayo Rodríguez, R., Fernández Yero, L., & Vázquez Rodríguez, S. (2022). Juegos para el tratamiento de la orientación espacial en las clases de Educación Física. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), pp. 860-875. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1164

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.