Estratégia pedagógica para a preparação do professor de Educação Física como mediador de conflitos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A concretização de um ensino acessível e de qualidade para todos os cidadãos é atualmente uma das prioridades para a formação dos profissionais, uma vez que contribuem para o desenvolvimento de um sistema educativo reconhecido, tanto a nível nacional como internacional. Desta forma, o estudo propôs desenhar uma estratégia pedagógica para preparar o professor como mediador de conflitos nas aulas das escolas secundárias básicas do município de La Habana del Este. Para isso, foi utilizada uma abordagem mista, de modo a agrupar a análise de documentos e descrições qualitativas com tabelas e figuras para complementar e enriquecer o estudo, tanto qualitativo como quantitativo. O principal resultado é a integração das influências educacionais, os fundamentos, princípios, premissas e procedimento metodológico. De um modo geral, é evidente a preparação do professor como mediador de conflitos, respondendo aos programas prioritários do Ministério da Educação em aperfeiçoamento para 2030 e do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Álvarez Cobas, D., Cala Peguero, T., & Ordaz Hernández, M. (2022). Estrategia de orientación psicopedagógica para la calidad educativa: un reclamo en la formación de atletas. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), pp. 925-941. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1216
Álvarez Gómez, G., Viteri Moya, J., Estupiñán Ricardo, J., & Viteri Sánchez, C. (2021). La formación continua de los docentes de la educación superior como sustento del modelo pedagógico. Revista Conrado, 17(S1), pp. 431-439. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/download/1800/1768/
Asamblea Nacional de Poder Popular. (2019, 10 de abril). Constitución de la República de Cuba. La Habana, Cuba: Editora política.
Bujosa, M. C., Figueras, S., & Castro, M. (2018). Estrategias para la resolución de conflictos en educación física. Apunts. Educación física y deportes, 3(133), pp. 50-67. http://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2018/3).133.04
Camacho, Y. (2018). Mediación en conflictos retos en la formación permanente del maestro primario. Revista Mediación, 11(2), pp. 37-51. https://revistademediacion.com/wp-content/uploads/2018/07/Revista22-e6.pdf
Cañadas, L., & Santos-Pastor, M. L. (2021). La evaluación formativa desde la perspectiva de docentes noveles en las clases de educación física en primaria y secundaria. Revista Electrónica Educare, 25(3), pp. 452-471. http://dx.doi.org/10.15359/ree.25-3.25
Cañizares Hernández, M., & Pérez Surita, Y. (2022). Establecimiento de metas como técnica motivacional en deportistas. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), pp. pp. 911-924. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1215
Da Luz Pereira, Á., Tögel, M., Campos, X., Merlo, R., & Pazos Espín, M. (2022). Efecto del confinamiento sobre la inactividad física en poblaciones infanto-juveniles. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), pp. 1141-1154. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1320
Garavito-Campillo, E. T., & Fernando-Kerguelen, J. (2021). El Deporte Inclusivo como Alternativa de Vida para los Jóvenes con Discapacidad. Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0, 12(1), pp. pp. 12-21. https://ojs.docentes20.com/index.php/revista-docentes20/article/download/214/653
Guillamón, A. R., López, P. J. C., Cantó, E. G., & García, J. E. M. (2020). La organización y la gestión de la clase de Educación Física. VIREF Revista de Educación Física, 9(4), 81-96. https://revistas.udea.edu.co/index.php/viref/article/download/342238/20804334/
Gómez Valdés, A., Planes Rivera, D. D. L. C., & Gómez Ledesma, Y. (2019). Acciones metodológicas para contribuir al proceso de Educación Física Inclusiva: Una aproximación al tema. Mendive. Revista de Educación, 17(1), pp. 84-96. http://scielo.sld.cu/pdf/men/v17n1/1815-7696-men-17-01-84.pdf
Merino, R. G., & Mora, J. L. (2022). La hibridación de los modelos pedagógicos de aprendizaje cooperativo y educación aventura como estrategia didáctica para la mejora de la convivencia y la gestión de conflictos en el aula: una experiencia práctica desde las clases de educación física y tú. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (43), pp. 1037-1048. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8106408.pdf
Moreno Iglesias, M., Tabares Arévalo, R. M., Casanova Moreno, M. C., Ybirico Reina, A., & González Nuñez, L. O. (2019). La gestión por competencias en la carrera de Cultura Física en Cuba. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(1), pp. 40-55. http://scielo.sld.cu/pdf/rpp/v14n1/1996-2452-rpp-14-01-40.pdf
Navarro Machado, V., Falcón Hernández, A., Quintero Méndez, Y., Chávez Amaro, D., Sosa Rodríguez, O., & Hernández Cardoso, A. (2018). Formación e investigación en apoyo vital en emergencias y desastres. Recomendaciones del taller de expertos. Cienfuegos, 2018. Medisur, 16(6), pp. 780-786. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1727-897X2018000600004&script=sci_arttext&tlng=en
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO) Educación Física de Calidad: Guía para los responsables políticos. (2015). Ediciones Unesco.
Pérez Gamboa, AJ., Rodríguez Torres, E., y Camejo Pérez, Y. (2023). Fundamentos de la atención psicopedagógica para la configuración del proyecto de vida en estudiantes universitarios. Educación y sociedad, 21 (2), pp. 67-89. https://doi.org/10.5281/zenodo.7979972
Pulleiro Méndez, C. (2018). La estatalidad del deporte internacional. Pasado, presente, ¿futuro? Foro internacional, 58(2), pp. 343-379. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-013X2018000200343&script=sci_arttext
Ramírez, J., Rodríguez, E. y Zamora, J. (2023). Estrategias recreativas para suplir las carencias de niños y jóvenes en situaciones de la Covid-19 en el municipio Morón (Cuba). Región Científica, 2(1), pp. 202-328. https://doi.org/10.58763/rc202328
Ramón, M.A, García, M.P. y Olalde, A.J. (2019). Algunas consideraciones sobre la resolución de los conflictos escolares. Conrado, 67(15), pp. 135-14. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000200135
Rodríguez, E. (2022). El proceso de formación del liderazgo en dirigentes estudiantiles universitarios. Opuntia Brava, 14(3), pp. 27-37. https://acortar.link/Bj2Z85
Rodríguez Milián, A., Moré Estupiñán, M., & Gutiérrez Pairol, M. (2019). La educación física y la educación para la salud en función de la mejora del rendimiento físico de los estudiantes. Revista Universidad y Sociedad, 11(1), pp. 410-415. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202019000100410
Rodríguez Torres, E. (2022). Consumo audiovisual juvenil de las industrias creativas en Santa Clara, Cuba. Revista Guatemalteca de Educación Superior, 5(2), pp. 30-40 https://doi.org/10.46954/revistages.v5i2.88
Rodríguez Torres, E., Guevara, O. C. M., & Martin, Z. M. (2022). Teorías del liderazgo y su impacto en los dirigentes y estudiantes universitarios. Revista Estrategia y Gestión Universitaria,10(2),66-79. https://revistas.unica.cu/index.php/regu/article/view/2255/3966
Rodríguez-Torres, E., Pérez-Gamboa, A. J. & Camejo-Pérez, Y. (2023). Formación del liderazgo distribuido en los estudiantes de la carrera Gestión Sociocultural para el Desarrollo. Atenas, (61), e10942, pp. 1-13. http://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/download/778/1148
Rojas Valladares, A. L., Domínguez Urdanivia, Y., Torres Zerquera, L. C., & Pérez Egües, M. A. (2020). El proceso de intervención psicopedagógica en el ámbito educativo. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 3(2), pp. 45-51. http://remca.umet.edu.ec/index.php/REMCA/article/download/264/297
Sierra García, L. G., Morquecho Sánchez, R., & Gadea Cavazos, E. A. (2021). La gestión deportiva y su implicación en la resolución de los conflictos. Eirene Estudios De Paz Y Conflictos, 4(7), pp. 163-182. https://www.estudiosdepazyconflictos.com/index.php/eirene/article/view/151
Tamayo Rodríguez, R., Fernández Yero, L., & Vázquez Rodríguez, S. (2022). Juegos para el tratamiento de la orientación espacial en las clases de Educación Física. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), pp. 860-875. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1164