Oficinas científico-metodológicas, uma alternativa para formar treinadores de Ginástica Rítmica no Equador

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Diana Fernanda González Terán
Nereyda Piñeiro Suárez

Resumo

No contexto equatoriano, constatou-se que existem insuficiências no processo de formação de treinadores de Ginástica Rítmica, uma vez que as ações realizadas regularmente têm caráter empírico, baseiam-se em conhecimentos adquiridos ao longo dos anos no desenvolvimento da referida atividade e nem sempre responder à procura e às necessidades destes treinadores. Portanto, o objetivo é modelar um conjunto de oficinas científico-metodológicas para a formação profissional de treinadores de Ginástica Rítmica no Equador que influenciem na melhoria de seu desempenho. O resultado se expressa na organização da formação de treinadores, a partir da formação de oficinas científico-metodológicas nas quais se estabelece a inter-relação de conhecimentos teóricos e práticos, a partir das características do processo de ensino-aprendizagem da Ginástica Rítmica com uma visão inovadora de estes recursos humanos que influenciam a melhoria dos resultados desportivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
González Terán, D. F., & Piñeiro Suárez, N. (2024). Oficinas científico-metodológicas, uma alternativa para formar treinadores de Ginástica Rítmica no Equador. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 19(2), e1594. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1594
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Diana Fernanda González Terán, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte (UCCFD) “Manuel Fajardo”". La Habana, Cuba

Master en Ciencias

Nereyda Piñeiro Suárez, Universidad de Ciencias de la Cultura Física y el Deporte (UCCFD) “Manuel Fajardo”". La Habana, Cuba

Doctora en Ciencias, Profesora Titular

Referências

Alemán Marichal, B; Navarro de Armas, O.L; Suárez Días, R.M; Sánchez Jiménez, M & Encinas Alemán, T.C. (2019). La preparación profesoral para el desarrollo de la motivación profesional en estudiantes de la carrera de medicina. Revista Médica Electrónica. 4(1)ISSN 1684-1824. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=86339

Bernaza Rodríguez, G., Troitiño Díaz, D., & López Collazo, Z. (2018). La superación profesional-mover ideas y avanzar más. Universitaria del Ministerio de Educación Superior. https://www.researchgate.net/publication/325951220_La_superacion_profesional-mover_ideas_y_avanzar_mas

Chiavenato, I. (1993). Administración de recursos humanos. McGraw-Hill. https://books.google.com.cu/books/about/Administraci%C3%B3n_de_recursos_humanos.html?id=ZqGKQgAACAAJ&redir_esc=y

De la Peña Consuegra, G., & Velázquez Ávila, R. M. (2023). Algunas reflexiones sobre la teoría general de sistemas y el enfoque sistémico en las investigaciones científicas. Revista Cubana De Educación Superior, 37(2 may-ago). https://revistas.uh.cu/rces/article/view/3074

Delors, J. (1996). La Educación encierra un tesoro. (Compendio) [Informe a la UNESCO de la Comisión Internacional sobre la Educación para el Siglo XXI]. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_spa

Drucker, P. F. (2007). Management: Tasks, Responsibilities, Practices. Transaction Publishers. https://books.google.com.cu/books/about/Management.html?id=j0IHaUc85l0C&redir_esc=y

Asamblea Nacional del Poder Popular (2018). Gaceta Oficial de la República de Cuba . Decreto Ley no.350 de 2018 "De la capacitación de los trabajadores".

Asamblea Nacional del Poder Popular (2018). Gaceta Oficial de la República de Cuba (2018). Decreto Ley no.350 de 2018 "De la capacitación de los trabajadores". Disponible en: https://www.gacetaoficial.gob.cu (Consultada: 22 de febrero de 2024)

Hernández Orozco, C. E. (2011). Planificación y programación. EUNED. https://books.google.com.cu/books?id=lcss-90S7UMC&printsec=copyright&hl=es&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Hernández Simón, L., Frómeta-Moreira, N., Caballero Riera, L., & León Reyes, B. B. (2020). El desempeño profesional pedagógico de los entrenadores de levantamiento de pesas con adolescentes limitados físicos motores. Sociedad & Tecnología, 3(1), 10-18. https://doi.org/10.51247/st.v3i1.53

Lara Caveda, D. (2020). Superación basada en competencias profesionales específicas relacionadas con la iniciación deportiva. Acción, 16, Article s/n. https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/92

Leyva Sánchez, E,K; Díaz Rojas, P,A & Vicedo Tomey, A (2023). Necesidades sentidas de preparación profesoral para la gestión del proceso docente. EDUMECENTRO. ISSN 2077-2874. https://revedumecentro.sld.cu/index.php/edumc/article/view/2532

Lombino, L & Jiménez Puerto, C, L (2019). La preparación del docente y su papel como líder del proceso enseñanza aprendizaje. Revista ATLANTE: Cuadernos de Educación y Desarrollo. Disponible en: https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/07/preparación-docente -enseñanza.html//hdl.handle.net/20.500.11763/atlante1907preparacion-docente -enseñanza

Mintzberg, H. (2002). Diseño de Organizaciones Eficientes. El Ateneo. Disponible en: https://books.google.com.cu/books/about/Dise%C3%B1o_de_Organizaciones_Eficientes.html?id=MQMKAAAACAAJ&redir_esc=y

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.