O aprimoramento dos profissionais de cultura física por meio do trabalho de extensão universitária
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A melhoria dos três processos substantivos da universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, tem sido uma prioridade para o ensino superior cubano, que tem desenvolvido uma série de mudanças e transformações a fim de garantir uma excelente formação dos profissionais que nela se graduam. Nesse sentido, a pesquisa abordou a questão da extensão universitária no desenvolvimento profissional e seu objetivo foi promover o desenvolvimento dos professores universitários e sua vinculação com os avanços científicos em um curso de pós-graduação para o Bacharelado em Cultura Física e Esportes, a partir da perspectiva da extensão universitária. O processo de pesquisa foi regido pelo método dialético-materialista, utilizando métodos teóricos como o histórico-lógico e a análise-síntese e métodos empíricos como a análise documental, a entrevista em profundidade e o survey, para interpretar os resultados obtidos em cada etapa da pesquisa. Os resultados apontaram como principais fragilidades o insuficiente reconhecimento da importância da extensão universitária no contexto do ensino, bem como a pouca produção científica relacionada ao tema. A partir do estudo realizado, conclui-se que a extensão universitária no aprimoramento desse profissional constitui um caminho expedito para um melhor conhecimento, gerenciamento, preservação e divulgação das atividades intra e extracurriculares e na melhoria da qualidade de vida, com o objetivo de contribuir para formar cidadãos capazes de ser, saber, fazer e conviver.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Añorga Morales, J. A. (2014). La Educación Avanzada y el Mejoramiento Profesional y Humano. Varona, 58, pp. 19-31. https://www.redalyc.org/pdf/3606/360634165003.pdf
Díaz, M. (1997). Formación de docentes: Una propuesta de reestructuración. Educación y ciudad, 1, pp. 56-73. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5704890
Elsegood, L., & Carivenc, N. (2020). Curricularizar la extensión universitaria. La integralidad de las funciones: investigación, docencia, extensión. Trayectorias Universitarias, 6(11), pp. 030-030. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8477212
Durán Arrieta, G. (2015). Perfeccionamiento de valores a través de la teoría de Educación Avanzada en la Enfermería de postgrado. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores, 3(1). https://www.dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com /index.php/dilemas/article/view/49
Escudero Muñoz, J. M. (1998). Consideraciones y propuestas sobre la formación permanente del profesorado. Revista de educación, 317, pp. 11-29. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=19247
García Hernández, T. R., Herrera Delgado, I. G., Moreno Iglesias, M., Cuesta Martínez, L. A., & Barrera Pardo, L. M. (2017). Modelo de superación para profesores de voleibol. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12(2). https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/720
González, G., & González Fernández-Larrea, M. (2019). La responsabilidad social de la universidad: Antecedentes, conceptos, tendencias y retos de la extensión universitaria. Revista Compromiso Social, 1(1), 13-22. https://doi.org/10.5377/recoso.v1i1.12824
Pulido Díaz, A., & Barreiro Pousa, L. (2019). Una mirada al liderazgo del docente en la formación de profesionales universitarios. Revista Estrategia y Gestión Universitaria, 7(1).
Rafaghelli, M. (2016). Las Prácticas de Extensión de Educación Experiencial como oportunidad para integrar docencia y extensión. +E: Revista De Extensión Universitaria, 6(6). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7125136.pdf
Rodríguez, M. I. (2019). Comunicación pública de la ciencia y la tecnología: reflexiones desde experiencias de investigación y extensión universitaria. https://rid.unam.edu.ar/handle/20.500.12219/3483
Rodríguez González, I., Tabares Arévalo, R. M., León Morales, Y. M., Mesa Peña, R., & Ortega Rodríguez, F. (2018). Estrategia pedagógica para la formación ética del profesor de levantamiento de pesas en Pinar del Río. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 13(1), pp. 63-73. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6274020
Rojas Valdés, A., Rovira Álvarez, Y., González Fernández-Larrea, M., & Mirabal González, Y. (2020). La formación de actores en función de la responsabilidad social comunitaria. Cooperativismo y Desarrollo, 8(1), https://coodes.upr.edu.cu/index.php/coodes/article/view/300
Romero Ayala, F., González González, M. T., & Nieto Cano, J. M. (1997). Estrategias para el trabajo cooperativo entre profesores. En N. Illán Romeu & A. García Martínez, La diversidad y la diferencia en la educación secundaria obligatoria: Retos educativos para el siglo XXI (pp. 141-160). Aljibe. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=980868
Rovira Álvarez, Y., & López Calichs, E. (2017). Formación universitaria y promoción de lectura. Componentes y relaciones esenciales. Universidad y Sociedad, 9(5). https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/715
Suárez Pérez, O. P., Martínez Hernández, P. A., & Moreno Iglesias, M. (2017). El desempeño profesional docente metodológico del profesor de Educación Física. Propuesta de indicadores para su medición. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12(2). https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/719
Varisco, S. (2019). La antropología mediada por el trabajo de investigación y de extensión universitaria. Cuadernos de antropología, 21, pp. 25-38. https://plarci.org/index.php/cuadernos-de-antropologia/article/view/1060/1158
Veitia Acosta, A. C., Rojas Murillo, A., Rojas Valdés, A., Rovira Álvarez, Y., & Acosta Pérez, T. (2020). El proceso de formación de líderes estudiantiles desde la Extensión Universitaria en la carrera Cultura Física. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 15(3). https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/955