Análise da aplicação de indicadores para a avaliação abrangente da aprendizagem na disciplina de Atletismo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O sistema de avaliação da disciplina de Atletismo da Universidade de Cultura Física e Ciências do Desporto “Manuel Fajardo” exige uma mudança no seu procedimento, baseada na utilização de indicadores que evidenciem as transformações ocorridas na aprendizagem dos alunos. nas aulas práticas, de acordo com o novo modelo de formação profissional proposto pelo Ministério do Ensino Superior). O objetivo foi analisar os resultados obtidos com a aplicação dos indicadores para avaliação abrangente da aprendizagem dos alunos nas aulas práticas da disciplina de Atletismo. Foram utilizados métodos teóricos e empíricos, fundamentalmente a análise sintética, experimento, critério de observação pericial e estruturada. , bem como técnicas de processamento estatístico descritivo e inferencial. A análise dos resultados da avaliação da aprendizagem nas aulas práticas com orientação produtiva na disciplina de Atletismo do grupo D-15 foi realizada de forma qualitativa e quantitativa e foram tidos em conta os indicadores aplicados, o que permitiu demonstrar a melhoria dos alunos na variável de aprendizagem em todas as suas dimensões e de forma abrangente, o que garante que através da coavaliação eles atinjam critérios lógicos sobre seus conhecimentos.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Alcaraz, N., Fernández Navas, M., & Sola, M. (2016). La Voz del Alumnado en los Procesos de Evaluación Docente Universitaria. Revista Iberoamericana De Evaluación Educativa, 5(2). https://revistas.uam.es/riee/article/view/4301
Alonzo, A. (2018). An Argument for Formative Assessment with Science Learning Progressions. Applied Measurement in Education, 31(2), pp. 104-112. https://doi.org/10.1080/08957347.2017.1408630
Bakhtiar, A., Webster, E. A. y Hadwin, A. F. (2018). Regulation and Socio-Emotional Interactions in a Positive and a Negative Group Climate. Metacognition and Learning, 13 (1), 57-90. https://doi.org/10.1007/s11409-017-9178-X
Becerra-Ramírez, J., Silva-Rodriguez, A., Galicia-Gómez, E., & Mendieta-Contreras, M. (2021). El portafolio virtual de evidencias en la materia de Administración en Enfermería. En Realidades educativas actuales en educación media y superior. Abordajes e intervenciones (p. 137). Amapsi Editorial. https://www.researchgate.net/publication /354173113_El_portafolio_virtual_de_evidencias_en_la_materia_de_Administracion_en_Enfermeria
Delgado, V., Hortigüela, D., Ausín, V. y Abella, V. (2018). El Blog como Instrumento de Mejora para la Autorregulación del Aprendizaje del Estudiante Universitario. Estudios Pedagógicos, 44(2), pp.171-184. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718 -07052018000200171
Castellanos Simons, D.; Castellanos Simons, B.; Llivina Lavigne, M. J.; Silverio Gómez, M.; Reinoso Cápiro, C. y García Sánchez, C. (2002). Hacia una educación desarrolladora. En, Aprender y enseñar en la escuela: una concepción desarrolladora. Editorial Pueblo y Educación, Cuba.
Gutiérrez, C., Hortigüela Alcalá, D., Peral, Z. y Pérez Pueyo, A. (2018). Percepciones de Alumnos del Grado en Maestro en Educación Primaria con Mención en Educación Física sobre la Adquisición de Competencias. Estudios Pedagógicos 44(2), pp.223-239. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052018000200223
Lago Suárez, V. (2019). Resultados preliminares de la evaluación formativa en la asignatura Biología Humana en el curso premédico de la Escuela Latinoamericana de Medicina. Revista Cubana de Educación Superior 38(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142019000300007
Lago Suárez, V., Rodríguez Ríos, E., Vasconcelos González, E. A. (2017). La evaluación formativa: Su instrumentación en la asignatura Biología Humana en la ELAM. Revista Panorama y Salud, 12(1Esp), pp. 43-45.https://www.redalyc.org/pdf/4773/477355613013.pdf
Luzón Cabrera, N., Iznaola Cuscó , M. B., & Laza Rodríguez , M. A. (2022). Evaluación del aprendizaje en las clases prácticas de atletismo. Acción, 18(s/n). https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/217
Mola Cantero, M., & Gastón González, D. (1). El uso de la tecnología para la evaluación formativa en la carrera de Cultura Física. Acción, 16(s/n). https://accion.uccfd.cu/index.php/accion/article/view/106
Román-Hernández, A. L., Palacio-Aldana, A. G., & Torres-Terazón, R. (2020). El desarrollo de habilidades profesionales en los estudiantes de Cultura Física desde la Formación Laboral. Cultura Física Y Deportes De Guantánamo, 10(19). https://famadeportes.cug.co.cu:443/index.php/Deportes/article/view/378
Salinas Fernández, B., Cotillas Alandí, Carolina (coord). (2007). La evaluación de los estudiantes en la educación superior. Apuntes de buenas prácticas. Servei de Formació Permanent. Universitat de València. https://www3.uji.es/~betoret/Formacion/Evaluacion/Documentacion /La%20evaluacion%20estudiantes%20en%20la%20ESuperior%20UV.pdf