A inclusão na Educação Física, sua perspectiva a partir da formação do profissional de Cultura Física
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo refere-se ao estabelecimento de ferramentas didático-metodológicas para a incorporação de conteúdos relacionados com a inclusão de estudantes com incapacidades na aula de Educação Física, que permitem a sua transversalidade no currículo do Bacharelato em Cultura Física. A partir de um diagnóstico efetuado, confirmou-se a falta de presença de conteúdos relacionados com este tema, nas disciplinas no curso de licenciatura, sendo necessário o seu tratamento para cumprir os objetivos formativos, as competências profissionais específicas do licenciado e os objectivos educativos internacionais. Os métodos do nível teórico e empírico foram utilizados como o trabalho com documentos e a entrevista, o que tornou possível que a partir da análise de diferentes documentos tais como: Plano de Estudo E, programas de disciplinas e assuntos, bem como a bibliografia relacionada com a Educação Física Inclusiva. Foi organizado um algoritmo metodológico a partir dos objectivos gerais do programa até à bibliografia da disciplina. Isto é exemplificado na disciplina Teoria e Prática da Educação Física e torna possível que cada disciplina do curso contribua para a percepção do aluno sobre o que a ação pedagógica é realizada, tendo em consideração a inclusão educacional. A investigação é realizada num contexto em que deve formar os seus alunos com uma abordagem físico-educativa integral, onde a atenção à deficiência na classe de Educação Física é ponderada, a partir da formação do profissional.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
Aguiar, G. A., Sterling, Y. D., & Valdés, I. C. (2020). La participación familiar en la inclusión socioeducativa de los educandos con necesidades educativas especiales. Mendive, 18(1), 116-128. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7406130
Azorín, C. M., Arnaiz, P., & Maquilón, J. J. (2017). Revisión de instrumentos sobre atención a la diversidad para una educación inclusiva de calidad. Revista mexicana de INVESTIGACIÓN EDUCATIVA, 22(75), 1021-1045. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14054387002
Crespo, M. P. A., & Lozano, M. I. Á. (2014). Inclusión educativa: ¿un reto o una utopía? Mendive. Revista de Educación, 12(2), 205-210. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/663
Gómez Valdés, A., Planes Rivera, D. de la C., & Gómez Ledesma, Y. (2019). Acciones metodológicas para contribuir al proceso de Educación Física Inclusiva: Una aproximación al tema. Mendive. Revista de Educación, 17(1), 84-96. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1815-76962019000100084&lng=es&nrm=iso&tlng=es
López, J. (2019). La conceptualización de la discapacidad a través de la historia: Una mirada a través de la evolución normativa. Revista de la Facultad de Derecho de México, 69(273-2), 835. https://doi.org/10.22201/fder.24488933e.2019.273-2.68632
Rubinstein, S., Franco, V., Rubinstein, S., & Franco, V. (2020). El Campo de la Discapacidad Desde la Perspectiva de los Docentes Que Cursan la Especialización en Actividad Física Adaptada y Discapa cidad Del IUACJ. Revista Brasileira de Educação Especial, 26(1), 17-34. https://doi.org/10.1590/s1413-65382620000100002
Sierra Socorro, J. J., García Reyes, O., Sierra Socorro, J. J., & García Reyes, O. (2020). La educación inclusiva. Su componente normativo desde los organismos internacionales y las políticas públicas nacionales. Mendive. Revista de Educación, 18(1), 134-154. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1815-76962020000100134&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Tierra, J., & Castillo, J. (2009). Educación Física en alumnos con necesidades educativas especiales. Wanceulen E.F., 51-67.
Valdés, A. G., Lazo, B. del C. R., & Fis, S. A. P. (2016). Tratamiento metodológico de los contenidos de la educación física inclusiva dentro de la asignatura actividades físicas adaptadas. PODIUM: Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 11(2), 53-61. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6173694
Valdés, X. S., & Armas, T. P. de. (2019). La superación del maestro ambulante que atiende educandos con discapacidades físico-motoras por parálisis cerebral. Mendive. Revista de Educación, 17(2), 204-221. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/1517
Vera, J. G., & Estrada, A. C. M. (2010). El proceso de formación de los docentes de educación física en la adquisición de actitudes para la integración de alumnos en la atención a la diversidad. Publicaciones: Facultad de Educación y Humanidades del Campus de Melilla, 40, 27-47. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3421102