Aprendizagem baseada em desafios: um olhar desde o ensino superior

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Richar Jacobo Posso Pacheco
María Gladys Cóndor Chicaiza
Lourdes María Mora Guerrero
Revelo Manosalvas Segundo Leonidas

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar como a aprendizagem baseada em desafios proporciona, aos professores da Pedagogia da Atividade Física e do Esporte, maiores possibilidades de desenvolver habilidades profissionais em seus alunos. Foi utilizado o método qualitativo sob o delineamento da teoria fundamentada, uma amostra não probabilística onde foram selecionados 25 professores universitários, foi aplicada a técnica de entrevista em profundidade e um guia de perguntas como instrumento, validado por meio do julgamento de cinco especialistas. Os resultados encontrados foram determinados em quatro etapas: codificação aberta, axial, seletiva e matriz condicional; este último nos permitiu uma abordagem teórica ao relatar que a aprendizagem baseada em desafios possibilita a aquisição de competências profissionais. Como conclusões, afirmou-se que a aprendizagem baseada em desafios permite que os professores gerem efeitos positivos em seus alunos no desempenho escolar e desenvolvam, melhor do que outras metodologias, habilidades profissionais durante a educação universitária para resolver novos desafios globais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Posso Pacheco, R. J., Cóndor Chicaiza, M. G., Mora Guerrero, L. M., & Segundo Leonidas, R. M. (2023). Aprendizagem baseada em desafios: um olhar desde o ensino superior. PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 18(2), e1486. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1486
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Richar Jacobo Posso Pacheco, Universidad Central del Ecuador

Docente de la Facultad de Cultura Física de Educación Fisica de la Universidad Central

María Gladys Cóndor Chicaiza, Unidad Educativa Antonio José De Sucre

Magister, docente

Lourdes María Mora Guerrero, ESCUELA DE EDUCACIÓN BÁSICA VICTORIA MACÍAS DE ACUÑA

Docente y Máster en Educación Inclusiva.

Revelo Manosalvas Segundo Leonidas, Unidad Educativa Libertad

Master en Pedagogía

Referências

Agüero, M.M., López, L.A. y Pérez, J. (2019). El aprendizaje basado en retos como modelo de aprendizaje profesionalizante. Caso del programa Universidad Europea con Comunica+A. Vivat Academia, (149), pp. 1-25 https://doi.org/10.15178/va.2019.149.1-24.

Astudillo Torres, M. P. y Chévez Ponce, F. (2021). Análisis del rol del docente universitario a partir de una crisis sanitaria: el proceso de una resignificación de lo presencial a lo virtual. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 24(2), pp. 139-151. https://doi.org/10.6018/reifop.465391

Barreto Vaquero, D. (2015). La autonomía universitaria en el Ecuador. Anales de la Universidad Central del Ecuador, 1(373), pp. 237-260. https://revistadigital.uce.edu.ec/index.php/anales/article /view/1352/1320

Consejo de Aseguramiento de la Calidad de la Educación Superior. (2018). Política de evaluación institucional de universidades y escuelas politécnicas en el marco del sistema de aseguramiento de la calidad de la educación superior. CACES. https://www.caces.gob.ec/documents/20116/152061/44/4436.afsh/4436_1.0.afsh

Crespí, P. y García Ramos, J. M. (2021). Competencias genéricas en la universidad: evaluación de un programa formativo. Educación XX1: revista de la Facultad de Educación, 24(1), pp. 297-327. https://hdl.handle.net/11162/205309

Delgado, G., Rojo, M., Torres, J.G. y Becerril, H. (2018). Aprendizaje basado en retos. Revista electrónica Anfei digital, 5(9), pp. 1-11. https://anfei.mx/revista/index.php/revista/article/view/465/1114

Félix Herrán, L.C., Rendon Nava, A.E., y Jalil, J.M.N. (2019). Challenge-based learning: an I-semester for experiential learning in Mechatronics Engineering. International Journal on Interactive Design and Manufacturing, 13(4), pp. 1367-1383. https://doi.org/10.1007/s12008-019-00569-4.

Freire, P. (2008). Pedagogía de la Autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa. Siglo XXI Editores. https://books.google.com.cu/books/about/Pedagog%C3%ADa_de_la_autonom%C3%ADa.html?id=N0E0nwEACAAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y

Gaskings, W.B., Johnson, J., Maltbie, C. y Kukreti, A. (2015). Changing the learning environment in the college of engineering and applied science using challenge-based learning. International Journal of Engineering Pedagogy, 5(1), pp. 33-41. https://doi.org/10.3991/ijep.v5i1.4138

Gil-Galván, R. (2018). El uso del aprendizaje basado en problemas en la enseñanza universitaria. Análisis de las competencias adquiridas y su impacto. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 23(76), pp. 73-93. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662018000100073&lng=es&tlng=es

Jiménez Hernández, D., González Ortiz, J. J. y Tornel Abellán, M. (2020). Metodologías activas en la universidad y su relación con los enfoques de enseñanza. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 24(1), pp. 76-94. https://doi.org/10.30827/profesorado.v24i1.8173

Kohn R.K., Lundqvist, U., Malmqvist, J., y Hagvall S.O. (2020). From CDIO to challenge-based learning experiencesexpanding student learning as well as societal impact? European Journal of Engineering Education, 45(1), pp. 22-37. https://doi.org/10.1080/03043797.2018.1441265.

Mandeville, D.S., Ho, T.K., y Lindy A.V. (2017). The Effect of Problem Based Learning on Undergraduate Oral Communication Competency, Journal of College Teaching & Learning, 14(1), 1-10. https://doi.org/10.19030/tlc.v14i1.9957.

Moreno Iglesias, M., Tabares Arévalo, R. M., Casanova Moreno, M. C., Ybirico Reina, A., & González Nuñez, L. O. (2019). La gestión por competencias en la carrera de Cultura Física en Cuba. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(1), pp. 40-55. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/799

Ngai, P.B., Yoshimura, S.M. y Doi, F. (2020). Intercultural competence development via online social networking: the Japanese students' experience with internationalization in US higher education. Intercultural Education, 31(2), pp. 228-243. https://doi.org/10.1080/14675986.2019.1702289

Ortega-Cortez, A., Espinoza-Navarro, O., Ortega, A., & Brito-Hernández, L. (2021). Rendimiento Académico de Estudiantes Universitarios en Asignaturas de las Ciencias Morfológicas: Uso de Aprendizajes Activos Basados en Problemas (ABP). International Journal of Morphology, 39(2), pp. 401-406. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0717-95022021000200401&script=sci_arttext

Parlamento Europeo y Consejo. (15 de febrero de 2006). Recomendación 2006/143/CE sobre una mayor cooperación europea en la garantía de la calidad de la enseñanza superior. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/ES/TXT/PDF/?uri=CELEX:32006H0143&from=LT

Portuguez, M. y Gomez, M.G. (2020). Challenge based learning: Innovative pedagogy for sustainability through e-learning in higher education. Sustainability, 12(10), pp. 1-15. https://doi.org/10.3390/su12104063

Posso Pacheco, R. J. (2022). La post pandemia: una reflexión para la educación. MENTOR Revista De investigación Educativa Y Deportiva, 1(1), pp. 16. https://doi.org/10.56200/mried.v1i1.2118

Posso Pacheco, R., Barba Miranda, L., Rodríguez-Torres, A., Núñez Sotomayor, L., Ávila Quinga, C. y Rendón Morales, P. (2020). An Active Microcurricular Learning Model: A Guide to Classroom Planning for Physical Education. Revista Electrónica Educare, 24(3), pp. 294-311. https://dx.doi.org/10.15359/ree.24-3.14

Posso Pacheco, R. J., Pereira Valdez, M. J., Paz Viteri, B. S. y Rosero Duque, M. F. (2021). Gestión educativa: factor clave en la implementación del currículo de educación física. Revista Venezolana De Gerencia, 26(Número Especial 5), pp. 232-24. https://www.produccioncientificaluz.org/index.php/rvg/article/view/36442

Posso Pacheco, R. J., Cóndor Chicaiza, M. G., Cóndor Chicaiza, J. del R. y Núñez Sotomayor, L. F. X. (2022). Desarrollo Ambiental Sostenible: un nuevo enfoque de educación física pospandemia en Ecuador. Revista Venezolana De Gerencia, 27(98), pp. 464-478. https://doi.org/10.52080/rvgluz.27.98.6

Rodríguez, Á. y Naranjo, J. (2016). El aprendizaje basado en problemas: una oportunidad para aprender. Lectura: Educación Física y Deportes, revista digital. 198(221), pp. 15-20. http://www.efdeportes.com/efd221/el-aprendizaje-basado-en-problemas.htm

Rodríguez, Á., Chicaiza, L., Granda, V., Reinoso, P. & Aguirre, A. (2017). ¿La indagación científica contribuye a un aprendizaje auténtico en los estudiantes? Lecturas Educación Física y Deportes. 21 (224), pp. 1-12. http://www.efdeportes.com/efd224/laindagacion-cientificacontribuye-a-un-aprendizaje.htm 10

Silva Quiroz, J. y Maturana Castillo, D. (2017). Una propuesta de modelo para introducir metodologías activas en educación superior. Innovación educativa, 17(73), pp. 117-131. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-26732017000100117&lng=es&tlng=es.

Strauss, A. y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Editorial Universidad de Antioquia. Editor Universidad de Antioquia, 2016 ISBN 9587145135 pp 341 https://books.google.com.cu/books/about/Bases_de_la_investigaci%C3%B3n_cualitativa.html?id=0JPGDwAAQBAJ&source=kp_book_description&redir_esc=y

Zamora, C. P., López, Y. G., García, Y. P., & Cruz, L. O. S. (2017). Caracterización de los medios de enseñanza en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la Educación Física. PODIUM: Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12(1), pp. 4-11. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/681

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

Artigos Similares

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.