Influência corretiva da atividade física na inclusão de alunos com distúrbios comportamentais
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A Educação Física, o esporte e a recreação constituem ferramentas eficazes na educação para corrigir ou compensar o comportamento dos alunos com distúrbios comportamentais, manifestações que muitas vezes são motivo de exclusão por parte do grupo de pares, professores e/ou da comunidade onde reside. Dadas as atuais exigências de criação de escolas verdadeiramente inclusivas no seu funcionamento, nem sempre se encontram profissionais competentes que garantam uma educação de qualidade e equidade, capazes de aproveitar os benefícios da atividade física e do desporto, tanto no desenvolvimento social como nas salas de aula. nas salas de aula, como no psicológico; Pelo seu impacto na construção de identidades individuais e coletivas, os alunos sentem necessidade da sua participação, satisfação com a tarefa realizada e podem valorizar os seus resultados, o que permite a formação de atitudes e valores positivos perante as diferentes esferas da vida social. vida. É por isso que o artigo a seguir tem como objetivo desenhar um sistema de oficinas que contribua para a preparação de professores para a inclusão de escolares com distúrbios comportamentais por meio da atividade física e esportiva. Para isso, foram utilizados métodos como histórico-lógico, análise documental, entrevistas e observação científica, que permitiram verificar o estado atual da preparação destes profissionais e propor, numa perspectiva científica, uma resposta de solução que promova novas formas de atuação profissional.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Referências
Becali, A. (2017). Sistema deportivo cubano: ideología de un comandante. Conferencia magistral en el VII Convención Internacional de la Actividad Física y Deporte (AFIDE). La Habana: Editorial Deportes. https://www.jit.cu/NewsDetails.aspx?idnoticia=43015
Bernate, J., Fonseca, I., & Betancourt, M. (2020). Impacto de la actividad física y la práctica deportiva en el contexto social de la educación superior (Impact of physical activity and sports practice in the social context of higher education). Retos, 37, pp. 742-747. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.67875
Gutiérrez-Díaz del Campo, D., García-López, L. M., Pastor-Vicedo, J. C., Romo-Pérez, V., Eirín-Nemiña, R., & Fernández-Bustos, J. G. (2017). Percepción del profesorado sobre la contribución, dificultades e importancia de la Educación Física en el enfoque por competencias. Retos, 31, pp. 34-39. https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.49090
Hernández, J. y Reinoso, I. (2022). Las concepciones morales de José Martí acerca de la Educación Física, el Deporte y la Recreación. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 17(3), pp. 1255-1268. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1031
Hernández, E., Rodríguez, G., Pereira, L., Iriannys, A., & D´Amico, A. (2021). PROGRAMA DE INTERVENCIÓN COGNITIVO- CONDUCTUAL PARA EL MANEJO DE LA FRUSTRACIÓN EN LA BIOMECÁNICA DE BATEO DE LOS PROSPECTOS PELOTEROS DE LA ACADEMIA ACH ACADEMY. ACTIVIDAD FÍSICA Y CIENCIAS / PHYSICAL ACTIVITY AND SCIENCE, 13(1), Article 1. https://revistas-historico.upel.edu.ve/index.php/actividadfisicayciencias/article/view/9530
García-Merino, R., & Lizandra, J. (2022). La hibridación de los modelos pedagógicos de aprendizaje cooperativo y educación aventura como estrategia didáctica para la mejora de la convivencia y la gestión de conflictos en el aula: una experiencia práctica desde las clases de educación física y tú. Retos, 43, pp. 1037-1048. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86289
Molina, F. (2018). Educación Física, Calidad de Vida y la Nueva Sociología de la Infancia: Repensando la Metodología Mixta en Sociología (Physical Education, Quality of Life and New Sociology of Childhood: Rethinking about Mixed Methodology in Sociology). Retos, 33, pp. 69-73. https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.51510.
Muñoz, I., Arduiz, N. y Johnson, F. (2021). Indisciplina y valores morales de alumnado escolar chileno destacado en deporte: Estudio de casos. EmásF, Revista Digital de Educación Física, 12(69). https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7800565
Navarro-Paton, R., Rego Ferreira, B., & García García, M. (2018). Incidencia de los juegos cooperativos en el autoconcepto físico de escolares de educación primaria (Impact of cooperative games on physical self-concept in elementary school students). Retos, 34, pp. 14–18. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.58803
Peña, Y. y Cáceres, J. (2020). Adaptaciones curriculares para la prevención de trastornos de la conducta desde la Educación Física escolar. OLIMPIA. Publicación científica de la FCF, Universidad de Granma, Cuba. ISSN: 1817-9088. RNPS: 2067 17 https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6210513
Pineda, D., Melián, G., y Echavarría, E (2019). Prácticas para la inclusión educativa de los escolares con trastornos de la conducta. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/10/inclusion-educativa-trastornos.html
Pino, M., Portela, I. y Soto, J. (2019). Análisis entre índice de agresividad y actividad física en edad escolar. Journal of Sport and Health Research. 11(1): 107-116. https://recyt.fecyt.es/index.php/JSHR/article/view/80852/0
Piñeiro, J., Fernández, A., Nuviala, A., y Pérez, R. (2021). Psychological wellbeingin physical education and school sports: A systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(3), 864. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33498317/
Robles, A. (2020). Educación inclusiva, medio y propósito de la educación para todos. Revista Boletin Redipe, pp. 173-184. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/1171
Soler, R. y Colás, A. (2020). El tratamiento socioeducativo de los trastornos afectivos conductuales. Un imperativo para el logro de la inclusión social. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, ISSN 2254-7630 (agosto 2020). https://www.eumed.net/rev/caribe/2020/08 /trastornos-afectivos.html
Suárez, C. (2020). Actividades recreativas para fomentar el humanismo en jóvenes con trastornos de conducta. OLIMPIA. Publicación científica de la FCF, Universidad de Granma, Cuba. ISSN: 1817-9088.. 17 https://1library.co/document/y9nwmmjz-actividades-recreativas-fomentar-humanismo-jovenes-trastornos-conducta-original.html