Gestão para avaliação de competências na formação do profissional de Cultura Física

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mirtza Martell Socarrás
Modesta Moreno Iglesias
Orlando Pedro Suárez Pérez
Rosa María Tabares Arevalo

Resumo

A avaliação, como categoria didática no processo de ensino-aprendizagem do curso de Bacharelado em Cultura Física e Esporte, enfrenta desafios que obrigam os diferentes coletivos pedagógicos a planejar ações que permitam uma visão contextualizada e integral da mesma. A unidade do sistema de influências educacionais é uma necessidade para a avaliação formativa, compartilhada e personalizada, focada na evidência de conhecimento, produto e desempenho na formação e no desenvolvimento de competências nesse curso de graduação. O objetivo do estudo é avaliar o processo de avaliação integrativa das competências dos alunos do terceiro ano do Estágio de Pesquisa no Bacharelado em Cultura Física e Esporte, por meio da principal disciplina integrativa do Estágio de Pesquisa. Para isso, foram aplicados métodos de pesquisa empírica, como análise de documentos, entrevista e observação. Os resultados permitiram fundamentar uma proposta metodológica que aprimora a avaliação integrativa, com base na abordagem físico-educacional integral, no processo de estudo. O desenho dos resultados foi experimental, em sua variante pré-experimental. A aplicação parcial da proposta validou sua relevância e contribuiu favoravelmente para a melhoria do desempenho profissional e humano dos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Martell Socarrás, M., Moreno Iglesias, M., Suárez Pérez, O. P., & Tabares Arevalo, R. M. (2023). Gestão para avaliação de competências na formação do profissional de Cultura Física . PODIUM - Revista De Ciência E Tecnologia Em Cultura Física, 18(3), e1454. Obtido de https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1454
Secção
ARTÍCULOS ORIGINALES
Biografias Autor

Mirtza Martell Socarrás, Universidad de Pinar del Río “Hermanos Saíz Montes de Oca”. Pinar del Río, Cuba.

Profesora del Departamento Formación Pedagógica General; Dr.C; Profesor Titular

Modesta Moreno Iglesias, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Pinar del Río, Cuba.

Doctora en Ciencias Pedagógicas

Orlando Pedro Suárez Pérez, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Pinar del Río, Cuba.

Departamento Didáctica de la Educación Física y Recreación; Dr.C.; Profesor Titular

Rosa María Tabares Arevalo, Universidad de Pinar del Río "Hermanos Saíz Montes de Oca". Pinar del Río, Cuba.

Dra.Ciencias Pedagógicas

Referências

Addine Fernández, F., & García Batista, G. A. (2012). La didáctica general y su enseñanza en la Educación Superior Pedagógica. Revista Congreso Universidad, 1(3). https://www.academia.edu/10629363/La_did%C3%A1ctica_general_y_su_ense%C3%B1anza_en_la_Educaci%C3%B3n_Superior_Pedag%C3%B3gica_Autores

Belykh, A. (2019). Resiliencia e Inteligencia Emocional: bosquejo de modelo integrador para el desarrollo del saber ser del estudiante universitario. Revista iberoamericana de educación superior, 10(29), pp. 158-179. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2007-28722019000300158&lng=es&nrm=iso

Castro, O. (2014). Evaluación Integral del paradigma a la práctica. Pueblo y Educación. https://books.google.com.cu/books/about/Evaluaci%C3%B3n_Integral_del_paradigma_a_la.html?id=STANEAAAQBAJ&redir_esc=y

Díaz Martell, Y., Pérez Quiñones, J. A., Moure Ibarra, M., Pérez Padrón, A., Mayor Hernández, F., & Mella Herrera, L. (2017). Esencialidades de la evaluación del aprendizaje en el proceso docente-educativo. Revista Médica Electrónica, 39(3), pp. 620-629. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1684-18242017000300022

Gallardo Fuentes, F. J., & Carter Thuillier, B. (2018). La evaluación formativa y compartida durante el prácticum en la formación inicial del profesorado: Análisis de un caso en Chile. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 29, 258-263. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5400880

García, C. C., Torres, B. J. A., Buñuel, P. S. L., Domínguez, A., & Murcia, J. A. M. (2010). Evaluación e influencia de un programa de formación orientado a la mejora del clima motivacional transmitido por entrenadores de baloncesto. European Journal of Human Movement, (25), pp. 165-182. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3351103.pdf

González, D. H., Pastor, V. M. L., & Arribas, J. C. M. (2020). La Evaluación formativa y compartida en contextos de aprendizaje cooperativo en Educación Física en Primaria. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(44), pp. 213-222. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7427876

Hamodi Galán, C. M., López Pastor, V. M., & López Pastor, A. T. (2014). Red de evaluación formativa y compartida en Docencia Universitaria: Creación, consolidación y líneas de trabajo. Revista de evaluación Educativa. REVALUE, 3(1). https://uvadoc.uva.es/handle/10324/10374

Ibáñez, I., González, M., Fernández-Valdés, A., López-Curbelo, M., Rodríguez, M., & García, C. D. (2000). El Cuestionario de Preocupación y Ansiedad: un instrumento para la evaluación del trastorno de ansiedad generalizada. Ansiedad y Estrés, 6(2-3), pp. 203-221. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=186753

López Pastor, V. M. (2009). Evaluación formativa y compartida en Educación Superior: Propuestas, técnicas, instrumentos y experiencias. Narcea. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=362903

López Pastor, V. M. (2012). Evaluación formativa y compartida en la universidad: Clarificación de conceptos y propuestas de intervención desde la Red Interuniversitaria de Evaluación Formativa. Psychology, Society and Education, 4(1), pp. 117-130. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3961371

López Pastor, V. M., & Pérez Pueyo, Á. (2017). Evaluación formativa y compartida en educación: Experiencias de éxito en todas las etapas educativas. Universidad de León. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=686946

López Pastor, V. M., Pérez Pueyo, Á., Barba Martín, J. J., & Lorente Catalán, E. (2016). Percepción del alumnado sobre la utilización de una escala graduada para la autoevaluación y coevaluación de trabajos escritos en la formación inicial del profesorado de educación física (FIPEF). Cultura, ciencia y deporte, 11(31), pp. 37-50. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5392812

Márquez Valdés, A. M., Acosta Bandomo, R. U., & Fernández Cáceres, M. E. (2020). Validación del perfil de competencias investigativas para estudiantes de la carrera Licenciatura en Cultura Física. Revista Cubana de Educación Superior, 39(3). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0257-43142020000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Moreno Iglesias, M., Tabares Arévalo, R. M., Casanova Moreno, M. C., Ybirico Reina, A. D., & González Núñez, L. O. (2019). La gestión por competencias en la carrera de Cultura Física en Cuba. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(1), Art. 1. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/799

Perrenoud, P. (2004). Diez nuevas competencias para enseñar: Invitación al viaje. Grao. https://books.google.com.cu/books?id=uLLw3HbYVMQC&printsec=frontcover&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Romero Martín, R., Castejon, J., López Pastor, V. M., & Fraile, A. (2017). Evaluación formativa, competencias comunicativas y TIC en la formación del profesorado. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, 52(3). https://doi.org/10.3916/C52-2017-07

Stufflebeam, D. L., & Shinkfield, A. J. (1987). Evaluación sistemática: Guía teórica y práctica. Paidós. https://books.google.com.cu/books/about/Evaluaci%C3%B3n_sistem%C3%A1tica.html?id=EwdwSgAACAAJ&redir_esc=y

Suárez Pérez, O. P., Martínez Hernández, P. A., & Moreno Iglesias, M. (2017). El desempeño profesional docente metodológico del profesor de Educación Física. Propuesta de indicadores para su medición. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 12(2), Art. 2. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/719

Tobón, S. (2013). El enfoque socioformativo de las competencias. En Educación por competencias. Crítica y perspectivas (pp. 125-148). FronterAbierta. https://issuu.com/cife/docs/articulo__el_enfoque_socioformativo

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Similares

1 2 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.